Início » Corpo » Saúde » Atitudes que garantem um vida mais saudável.

Atitudes que garantem um vida mais saudável.

Uma das coisas que me dá muito prazer no espaço “Bicha Fêmea Convidada em Foco”, é a grata surpresa ao receber os textos enviados pelas convidadas. É sempre enriquecedor ter acesso a tantas ideias, sentimentos traduzidos em palavras, relatos de experiências, visões de mundo escancaradas em palavras. Considero, de verdade, que aprendo muito com todas elas, e é como vem sendo. E o melhor de tudo é dividir contigo esse aprendizado, e cair no trololó.

Acabo de constatar mais uma característica ímpar em mais uma bicha fêmea convidada: força de vontade, traduzida em disciplina e perseverança.

É, foi exatamente o que enxerguei ao ler o texto da Rejane, bonitona que edita o Casa Corpo e Cia. Acostumada a ler o blog dessa mulher super criativa e arteira, tão envolvida com o universo da decoração e embonecamento do lar, jamais imaginei a sua saga para estar em forma e bem consigo mesma.

O texto abaixo revela uma mulher madura, que se sabe bonita muito mais por estar saudável, do que por qualquer futilidade barata. Rejane nos dá uma lição de que é possível se sentir melhor quando se quer muito isso, mas que tudo seja feito com parcimônia e sabedoria. Tudo a seu tempo, e no tempo certo…

Por Rejane Batista – Casa Corpo e Cia

rejanebatista Olá gente querida! Bom, quero dizer, bichas queridas!

Toda bicha costuma descrever o que sente ao receber o convite da Lidi para o “Bicha Fêmea Convidada em Foco”. Também vou dizer: me deu um frio na barriga! E depois fiquei super lisonjeada e muito feliz! Ah, e sem contar o ego, ? rs.

E depois de toda esta emoção, vem a questão: – O que vou escrever?

Vivo envolvida com o mundo da decoração, paisagismo, reciclagem, sustentabilidade… Qualquer um destes temas já daria uma história. Quando fiz o meu blog, a princípio seria o “Casa e Cia.”; mas saúde e bem estar, que na minha vida hoje são prioridade, não poderiam ficar de fora.

Sempre fui magra, e nunca tive problemas com excesso de peso. Me casei com 21 anos e pesando 58 quilos ideais para minha estrutura óssea e altura. Com o tempo (ninguém engorda do dia pra noite), comecei a ganhar peso. Enquanto a minha calça preferida “cabia” tava tudo bem. Mas depois de alguns anos estava pesando 71 quilos! Queria encontrar um motivo para ter engordado e dizia quando me perguntavam: – Não sei por que engordei assim!

Mas eu sabia… sabia, sim! Foi toda a pizza, hambúrguer, coca-cola, trakinas (o biscoito recheado mais gostoso que existe e eu comia um pacote todo dia); resumindo: uma alimentação errada e uma vida sedentária.

antes_e_depois_-__bicha_femea RESULTADO: cansaço, falta de ânimo, ansiedade, colesterol alto, dor nos joelhos, inchaço, retenção de líquidos… chegou a um ponto que eu tinha que tomar uma atitude. Nunca pensei (e acho erradíssimo) fazer dietas mirabolantes e tomar medicamentos; precisava mais do que isso: Queria mudar a minha vida. Procurei uma nutricionista para me orientar e entrei na academia. Foram conquistas, sacrifícios e renúncias dia após dia, meses… emagreci 10 quilos em sete meses. Hoje não largo o meu exercício físico por nada e principalmente a minha aula de spinning, que é fundamental para queimar calorias, fortalecer o coração e os membros inferiores, e melhorar a circulação sanguínea. Hoje tenho disposição para tudo e me sinto sempre vigorada. A minha resistência física está ótima.

E por experiência própria, deixo estas orientações para as bichas que também querem mudar de atitude para uma vida mais saudável:

– exclua do vocabulário o termo “fechar a boca”. Isto não existe. Tem que comer sim, e toda hora, mas os alimentos certos e em pequenas quantidades.

– coma menos pão (ou nenhum). O pão tem ingredientes que viram gordura e acumulam direto no abdômen, ou seja, dá barriga.

– não queira ver resultados imediatos. Demora umas semanas para você começar a abotoar a calça melhor, e por este motivo…

– não desanime! No início é difícil e sacrificante, mas aos poucos o organismo se acostuma e o prazer em ver os resultado aumenta.

– não pense em perder 10 quilos em um mês. Tenha sempre em mente o objetivo de adquirir e manter hábitos saudáveis e o emagrecimento será conseqüência da sua nova atitude.

– se você perder peso muito rápido, o se organismo vai entender que você ficou doente, e vai fazer de tudo para te “ajudar” a recuperar o peso perdido. Como já disse, ninguém engorda do dia para a noite, então não queira emagrecer assim.

– beba muita água. Mas muita mesmo. Ela ajuda no processo de reeducação alimentar, hidrata a pele, lubrifica os músculos, e o principal: regula o intestino. Eu ando com minha garrafinha pra todo lado, mas também faço xixi toda hora, rs.

– faça exercício físico. Qualquer movimento que te agrade: caminhar, nadar, dançar, andar de bicicleta… o nosso corpo é uma máquina, e tem que estar em movimento para as articulações e músculos funcionarem bem. Além de viver melhor hoje, no futuro, será uma velhinha cheia de energia e disposição, (daquelas que vão para o forró e dançam até o dia raiar) e com menos doenças “de velhice”.

– procure ajuda. Não queira tomar providências sem saber antes o que está acontecendo com o seu corpo. Procure um médico e ele fará exames fundamentais para saber que caminho você terá que seguir.

Estar em forma é muito mais que vestir bem a calça jeans preferida; é estar bem consigo mesma.

Com tudo isso, o nome do blog foi decidido: “Casa Corpo e Cia.”

Um beijO em todas!

Até mais, Rejane.

Quer mais dicas para ter uma vida mais saudável?

Expectativas reais: você tem?

Alimentos gordurosos x escolhas saudáveis

Alongamento para caminhada: você faz?

Erros comuns que podem estragar a sua dieta

Emagrecimento e organização

33 comentários sobre “Atitudes que garantem um vida mais saudável.”

  1. Rejane Batista comentou:

    Oh céus!
    A emoçao de ver o texto publicado é maior ainda! Lidi, você arrasou comigo. Aliás, digo melhor: tô aqui feliz, rindo à toa, me sentindo querida… Ganhei o dia! Ganhei o dia por tudo o que escreveu na introdução do texto.
    Você é única, e consegue enxergar as pessoas de uma forma real, mesmo sendo num mundo virtual, e o melhor: consegue descrevê-las!
    Você é “fera” com as pessoas! Quando eu crescer, quero ser igual a você! hahahahahaha.
    Amiga, obrigada de coração! Você já faz parte da minha vida!

    Daqui a pouquinho faço um post lá falando sobra o Convidade em Foco, afinal, até hoje ainda não expliquei aos meus leitores o nome do blog; então taí a excelente oportunidade!

    Uma linda tarde querida!
    BjOs da Re.

  2. Cláudia Ramalho comentou:

    Lidi, saudade estou eu de vc e do bicha!!!!!!!!
    Amanhã volto às atividades bloguísticas, viu?
    Adorei o post. Conheç a REjane e sei que é ela uma figura exemplar!
    São coisas que a gente sabe e nem sempre segue… eu preciso ficar d eolho na balança… kkkkkkkkk

    Um beijo grande pras duas!

  3. Bibi comentou:

    Pára tuuuudo!
    Melhor post ever.

  4. Vivien Morgato comentou:

    Eu brigo com a balança há vinte anos.;0(
    Com reeducação, emagreci 17 quilos, mas já os adquiri de volta….
    Preciso ter mais persistência.

  5. katia Bonfadini comentou:

    Lidi, mais uma vez uma convidada interessantíssima! Vou correndo conhecer o blog da Rejane! As dicas dela são ótimas! Também não acredito em “fechar a boca”. É radical demais. O ideal é a reeducação alimentar e a prática de exercícios, o que faz bem pro corpo e pra mente. Beijos!

  6. Rejane Batista comentou:

    CLICA NA FOTO DO ANTES E DEPOIS PARA AUMENTAR E VER A DIFERENÇA!

    Dá pra ver o meu rosto inchado e a barriga suuper saliente, e olha que estou de roupa preta que ajuda a disfarçar e emagrece a silhueta.

    BjOs.

  7. Pingback: Twitter Trackbacks for Bicha Fêmea Convidada em Foco – Rejane « Bicha Fêmea [femeablog.wordpress.com] on Topsy.com
  8. Trackback: Twitter Trackbacks for Bicha Fêmea Convidada em Foco – Rejane « Bicha Fêmea [femeablog.wordpress.com] on Topsy.com
  9. Giovana comentou:

    Mulheres poderosas são poderosas por alguma razão, e se, nascemos mulheres é pq podemos ser de alguma forma tb… poderosas. Força de vontade é tudo na vida. Rê, arrasou!!!! Já era tua fã, agora mais ainda.
    Bjo bjo
    Gi

  10. ana maria comentou:

    Oi…

    Adore ver a Rejane aqui.Estou precisando aprender com ela!!!

    bjus ana maria

  11. Carol comentou:

    Oi Lidiane…
    Vc disse pra eu ficar à vontade… Hehehehe, nem precisa falar duas vezes!!!
    Menina, que doce essa moça Rejane!!!
    Vou dar um pulinho lá no blog dela! 😉
    Bjocas e até o encontro!
    Carol

  12. Rose comentou:

    Gentem que delicia tava morrendo de saudade…Parabéns Rejane, eu vivo brigando com a balança pior que sei de tudo isso que você falou, mas sempre deixo pra depois…aiaiaiai sou doidinha por pão não sei viver sem ele…snif snfi
    Mas o resto faço certinho, faço aerobica 2 vezes por semana, pilates 1 vez e caminho todos os dias…mas tomo cerveja no final de semana que eu amo e pizza adoro muito e também quero ser uma vozinha saudável e feliz…será que consigo kkkkk.
    Bjinhus meninax e parabéns Lidiane e Rejane!!

  13. Fabi comentou:

    Lidi, que mulherão é a Rejane, hein? Lindona, e ainda por cima super sensata e forte. Adorei te conhecer mais, Rejane! Parabéns pelo texto e mais ainda por dividir sua experiência e nos motivar. Estava precisando de um toque destes, já está mais que na hora de mudar meus maus hábitos. Beijão, Fabi.

  14. Dolly comentou:

    Bicha. não tem nem mesmo um emoticon que bata palminhas nos blogs? amei a entrevista com a Rê e mais ainda as dicas para emagrecimento e vida saudável…Ela é super elegante, amiga presente, cheia de entusiasmo e otimismo, reflexos certamente de uma auto estima em alta…
    Parabéns às duas…admiro=as cada dia mais!!!!Beijocas
    Bicha Vó

  15. Leticia comentou:

    Lidi
    Como sempre os textos são ótimos!!!! Conheço a Rê e a acho uma fofa! Super alto astral e super decidida!

    Adorei o seu depoimento. Acompanho esta batalha contra a balança da minha irmã, que apesar de nova, não tem a mesma força de vontade que você… acha que remédios vão resolver tudo. Eu já sempre fui super adepta de alimentação saudável (sem absurdos… adoro uma comidinha gordurosa tb) e muito exercício. Acho fundamental fazer algo que você se identifique, que se encontre. Vi que você adora spinning… eu fiz mtoooo tempo. É realmente uma delicia. Hj me encontrei no ballet, é menos aeróbico, mas me faz feliz! 🙂
    Parabéns pela super força de vontade!
    Beijos
    lelê

  16. Rosi Costa comentou:

    Prometi e vim aqui conferir o que essa Bicha Amiga Rejane aprontou por aqui. Adorei o texto, um grande incentivo para mim, pois estou na mesma situação, depois de dois anos estou com 70k, triste, muito triste. O pior é que amo massas e cerveja, aí já viu o tamanho da pança!

    Lidi
    Oiê, sei que estou em divida contigo, devendo na verdade uma visita no seu blog, mas estou numa correria só no serviço, além dos preparativos do meu casório.
    Prometo voltar. Adoro esse “quadro” do Bicha, tudo de bom!

  17. Patricia Mascarenhas comentou:

    Muito bom o texto da Rejane, vim do Casa Corpo & Cia dar uma olhada no depoimento…
    Eu sei exatamente o que eh isso, pois engordei 23 kilos em cada gravidez (tenho diabetes herdada da minha familia) e em cada uma recuperei o peso de antes, agora depois de tres filhos tenho os mesmos 50 kilos que tinha antes.
    Como Rejane falou, o primeiro passo foi procurar um nutricionista e saber que dieta sem exercicios fisicos nao funciona!
    Da trabalho, eh um caminho longo, mas com certeza vale a pena! E ainda por cima, todo mundo sai ganhando – os filhos, pelo exemplo que a gente da com uma vida saudavel e melhor disposicao, o marido, por ter uma mulher feliz, com melhor auto estima e nos mesmas, claro, ao olhar no espelho e gostar do que ve!
    Um grande abraco ao Bicha Femea, por abordar um assunto tao importante pra tanta gente e a Rejane por dividir sua historia conosco!

  18. Fernanda Reali comentou:

    Bom dia, Lidi!

    Aceitei a oferta da Re e publiquei este texto hoje no meu blog, dando os devidos créditos e link de acesso ao Bicha Fêmea. Tenho uma seção que se chama BLOG BACANA e, de vez em quando, publico posts de blogs que considero úteis para que minhas leitoras possam conhecê-los.
    Se houver algo no meu blog que te interesse, fique à vontade para usar.

    Venha nos visitar!
    http://fernandareali.blogspot.com/2009/10/rejane-perdeu-10kg.html

    Bjs

  19. Luci comentou:

    Rejane, parabéns pela força de vontade!! Com certeza a única forma saudável de perder peso é a reeducação alimentar e exercício. Eu ando aqui precisando muito disso… 🙁 Ótimo texto e dicas super valiosas.

    Lidi, parabéns por mais essa convidada!

    beijos prás duas 🙂

  20. Lidiane Vasconcelos comentou:

    Oi, Fernanda!
    Achei ótimo você ter publicado o post da Rejane no seu blog também. 🙂

    Primeiro, porque há muito por ensinar e aprender com o post dela, e segundo, porque todas nós só temos a ganhar com esse intercâmbio todo. 😉

    Sabe que no Bicha Fêmea também tenho algo semelhante ao que acontece no teu, digo, de indicar posts? Chamo o espaço de “Post no Bicha Fêmea que Indica Post Bacana”. E, claro! Estarei muito atenta ao seu blog. Fazer indicações é comigo mesmo! 😀

    Beijos!!!

  21. Patrícia Pirota comentou:

    Lidi, mais uma vez acertou em cheio na escolha! Eita mão boa, viu =)

    Rejane,
    Mulher, tenho que agradecer seu post, sabia?
    Ganhei muitos quilinhos nos últimos meses, e estava aqui carrancuda até ler sobre sua história.
    Já me aprumei, e resolvi seguir seus conselhos!
    E fico feliz que você não tenha apenas perdido peso, mas tenha ganhado uma vida nova e mais feliz!

    Bom final de semana e um beijão pras duas!

  22. Lidiane Vasconcelos comentou:

    Oi, Lucia!
    Fiquei bem contente em perceber o quanto você gostou do post onde a Rejane contou a experiência dela com a reeducação alimentar e emagrecimento. E ainda mais por perceber que você se sentiu bem á vontade para falar um pouco de sua experiência também. Isso é um bom sinal, pelo menos é o que considero, porque parece que o Bicha Fêmea é um espaço onde você se sentiu livre para falar. 😀
    Obrigada pela visita e confiança.
    Beijos

  23. Pingback: Bicha Fêmea Convidada em Foco – Elaine Gaspareto « Bicha Fêmea
  24. Trackback: Bicha Fêmea Convidada em Foco – Elaine Gaspareto « Bicha Fêmea
  25. Madame Mim comentou:

    Eu faço exercício, musculação para não cair, corrida por prazer.
    No começo fazia de leve, sem disciplina, depois tomei gosto pela coisa, porque desestressa demais, alivia a cabeça.
    bjos

  26. manuela nygaard comentou:

    a Rejane é tudo de bom!!!
    Beber muita água é importantissimo! E realmente, como ela disse, não dá pra esperar resultados do dia pra noite

  27. Pingback: Dieta de emagrecimento | Bicha Fêmea
  28. Trackback: Dieta de emagrecimento | Bicha Fêmea
  29. Pingback: Bicha Fêmea Convidada em Foco – Luci | Bicha Fêmea
  30. Trackback: Bicha Fêmea Convidada em Foco – Luci | Bicha Fêmea
  31. Pingback: Alimentação saudável X alimentação gordurosa | Bicha Fêmea
  32. Trackback: Alimentação saudável X alimentação gordurosa | Bicha Fêmea
  33. Pingback: ô lá em casa: Rejane Batista |
  34. Trackback: ô lá em casa: Rejane Batista |
  35. Pingback: É possível emagrecer apenas com mudanças de hábitos?
  36. Trackback: É possível emagrecer apenas com mudanças de hábitos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *