Início » Trololó » Reutilização de Objetos com Novos Usos – II

Reutilização de Objetos com Novos Usos – II

E não é que o post publicado ontem acabou se desdobrando em mais um? É que tantas ideias foram surgindo nos comentários, onde na verdade o melhor do Bicha Fêmea acontece, que se eu fosse atualizando o post a cada nova excelente ideia que vinha surgindo, parece que ficaria interminável.

E que bom que foi assim!! Isso revela que as bichas fêmeas navegantes tiveram vontade de participar desse espaço e, melhor ainda, que muitas de nós aprendemos a olhar para os objetos que temos com outros olhos. É muito interessante ver que a ideia de reaproveitamento e reutilização de objetos e materiais é mesmo algo latente, e muito atual.

Duvida? A reutilização de objetos tem ido muito além dos que, a princípio, são objetos próprios do lar. Prova disso é o exemplo da Ozenilda Amorim, que edita o blog Mil e uma coisas, e que ousou ao trazer objetos de ambientes nada domésticos para dentro de seu lar:

“…Eu reaproveito tudo que posso em casa, tem até uma postagem no meu blog sobre uma bobina que virou mesa para plantas e que é bem legal…”

Quem mais olha até mesmo para fora de casa e enxerga algum mobiliário doméstico? A Isabel, mulher muito criativa cuja versatilidade na transformação de móveis é conhecida na blogosfera, também é dessas que imprime personalidade através de reutilização de materiais e objetos.

“…eu reutilizo muita coisa: latas vazias, depois de personalizadas viram porta trecos,…já reutilizei uma roda de fio de telefone como mesa de centro na sala, e uma série de outras coisas…”

E é verdade! Isabel é expert em reutilização, reciclagem e reaproveitamento. No blog onde a bonita escreve, Casa de Juntados, há uma infinidade de posts onde ela vai mostrando as peripécias dela e do marido, parceiro fiel dos desafios e projetos nessa área.

E quem disse que apenas a casa é que pode ganhar com o reaproveitamento do que já se tem? Também os pequenos podem sair no lucro, sabia? Olha só o que a Rosangela, editora do blog JARDIM BORDADO, faz com colagens de jornal:

“…Garrafas pet, embalagens de sabao em pó, latinhas podem virar base de brinquedos que, depois de cobertos com essa mesma colagem e pintados, viram cidades, castelos, meu filho de seis anos adora fazer e depois brincar…”

Viu? E a criatividade não estaciona por aí, porque Rosangela não deixa passar até mesmo a possibilidade de transformar os móveis que já tem em outro diferente:

“…Nossa última transformação foi uma cama, no tamanho viúva, não tinha onde colocar, então cortamos, fiz algumas almofadas e virou um charmoso banco para a varanda. Não vai quase nada para o lixo, rs…”

E é essa a mesma linha de raciocínio da Rejane, que comanda o blog Casa corpo e cia, quando relata o novo uso que dará a uma mesa que, por sua vez, já estava fora de uso:

“…ultimamente tenho trabalhado em uma mesa de madeira que o meu pai encontrou jogada e estava sem o tampo, e ele colocou o tampo pra mim e elea reinava absoluta na minha varanda; mas aí estou começando umas mudanças no meu quarto e vou usar ela como mesinha de cabeceira. Estou preparando ela esta ficando outra. …”

Depois de ler tantas formas interessantes e criativas de praticar o uso continuado das coisas, só posso concordar com a Rose Sena, a moça que escreve no blog Laços de Fita Bolsas e Acessórios, e que imprime personalidade aos seus vidrinhos de molhos e patês transformando-os em potes de condimentos enfeitados pela decoupage. Rose lembrou muito bem da famosa frase de Lavoisier, aquele químico famoso cuja afirmação deve ser mais famosa ainda: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Você duvida?

Imagem: sotck. xchng

Mais no Bicha Fêmea…

Reutilização De Objetos Com Novos Usos.

Cadeira também é floreira… como assim?!?!?

Reutilizando…

40 comentários sobre “Reutilização de Objetos com Novos Usos – II”

  1. Ozenilda comentou:

    Ô Lidiane, que legal, espero que você tenha visto lá no blog a bobina, pois ficou bem bacana.
    😉

  2. Rejane Batista comentou:

    Caraca!
    Quanta coisa boa apareceu, hein Lidi?
    As bichas são demais mesmo, todo mundo fazendo malabarismos para economizar na decoração, ajudar a salvar o planeta, ou simplesmente por hobbie mesmo.
    Adorei!
    BjOs,

    Re.

  3. Bibi comentou:

    Eu tenho aqui comigo mesa de computador que virou rack de TV (tirei a parte do teclado e o suporte do monitor). Teve rack de TV que virou armário de cozinha! Hahahaha!

  4. Rosangela comentou:

    Oi Lidiane! Se eu for contar tudo que já reaproveitei acho que o título de rainha do reaproveitamento é meu mesmo, rs. Adoro! Outro dia vi na TV um sujeito que fez um barco de garrafa pet, achei o máximo, é que não tem nem um laguinho aqui por perto, senão bem que eu tentava, rs. Beijão. Rô

  5. Rose Sena comentou:

    Oi Lidiane
    Menina tentei lembrar o nome do autor da frase mas não consguir que bom que vc lembrou.Eita que o post anterior rendeu muitas ideias,e mostrou o quanto a mulherada é criativa na hora de decorar e reutilizar.
    Bjss

  6. Fla comentou:

    Oi Lidi. Menina quanta coisa batuta!
    Li todos os comentários do post anterior e nossa tô bege com tanta criatividade.
    Você sabe que eu fiz uma adaptação para criados mudos (não sei se tem hífen) aqui em casa?!
    Eu não tinha ainda, então meu quarto tinha a cama e o guarda-roupa e o bendito do criadinho me fazia uma falta danada, porque não tinha abajour, lugar para colocar meu livro, copo de água, óculos, era um perereco deixar no chão.
    Então eu e meu marido fomos ver os preços e quase caímos para trás de tão caro que estava. Aí depois de ver aqui, ali, decidimos comprar aquelas mini prateleiras. Elas tem uns 60 cm de largura. Compramos duas para cada lado da cama e pronto. Ficaram lindinhas e eu gastei 50 reais nelas. Cada criado iria me custa R$ 150,00.
    Boa economia né?!
    Beijos
    Fla

  7. Veronica Cobas comentou:

    Oi, Lidi

    Prá começar, queria te dizer que, pessoalmente, prefiro a plataforma blogspot, embora concorde que a wordpress oferece mais funcionalidades aos blogs. Nós também fizemos o registro do Criative-se no wordpress para garantir nome, mas hoje pensamos mais em site do que trocar de plataforma. Ainda assim, vou continuar te visitando por aqui. Também gosto mais dos blogs customizados e funcionais. Me sinto confortável como se estivesse na minha casa. Então..sigo por aqui. Sobre reaproveitamento, estamos no lugar certo,não é? Nesses últimos oito meses, tempo do Criative-se no ar, acabei por me tornar visitante e visitada por tanta gente talentosa, que reaproveita, customiza, sugere e ensina tanto. Hoje já me acho até capaz de entender que tudo isso é possível e fácil até para quem, como eu,não é tão talentosa assim. Beijossss

  8. Silvana Mello comentou:

    Depois que li tudo isso fiquei tomada pela tentação. Olha só o que meu marido aprontou ano passado. Recolheu uma moldura de janela, pintou, colocou espelho . Quem quise conferir, olha o link: http://in-vestida.blogspot.com/search/label/moldura . Ficou muito bom!! bjss

  9. Roberta comentou:

    Oi , gosto muito do teu blog, eu tb tenho um blog sobre artesanato em geral e outro sobre culinária
    e agora estou disponibilizando aos meus leitores download gratuitos de revistas encontradas pela net sobre os dois temas culinária e artesanato,os endereços são http://agulhaetricot.blogspot.com e o A la Tita Carré http://alatitacarre.blogspot.com ,visite-me, e também apareça em minha loja online Maison by Tita carré, http://maisontitacarre.blogspot.com e http://www.elo7.com.br/titacarre , beijo.

  10. Rejane Batista comentou:

    Lidi, é quem não tem cão caça com gato!
    hehehe
    BjOs.

  11. Elaine Battistel comentou:

    Lidi, as duas últimas semanas tem sido loucas e corridas para mim, mas este asunto muito me interessa e voltarei para olhar os links com certeza.
    Sobre reciclagem, já fiz muitas e algumas você até já viu.
    Na decoração da casa, reformei mesa de centro, moldura de porta virou espelho de corpo inteiro, portaretratos viraram quadros, garrafas de leite de coco viraram vasinhos, etc.
    No vestuário, vestido da Elisa que ficou pequeno cortei a parte de cima e virou saia, calça que fica curta vira bermuda, calça de moleton velha virou pantufa, camisa do marido virou vestido de criança. São os que me lembro por enquanto.
    Na parte de artesanato então, já reusei muita coisa. Fiz sacolinhas com embalagem tetrapack, encapo caixas de papelão com papel ou tecido e viram caixas organizadoras bem bonitas e a mais recente foi usar cabides pra fazer asas de fada para uma fantasia da Elisa.
    Aqui em casa, marido nem joga mais nada fora, antes me pergunta se vou usar. O Gabriel então, tudo que vê, logo diz: “mãe, posso reciclar isso? ” Acho o máximo!

  12. Leticia comentou:

    Menina
    Não é que rendeu!
    Foi bom porque além de ler as idéias, acabei conhecendo o blog de outras Bichas… rs.
    Beijos
    lelê

  13. Anna comentou:

    E muito bom trocar idéias, e assim vamos ampliando também outras amizades.

  14. Luci comentou:

    Lidi, eu fico encantada com a criatividade que vejo pela net afora, tanto nos blogs como em comunidade do orkut. Geralmente nas comunidades há tópico de reciclagem onde podemos ver ótimas idéias.
    Você já viu trabalhos com latasa de nescau? Existe um infinidade de idéias e utilizações para elas. Essa foi a que eu fiz e aqui em casa tem um montão esperando eu ter um tempinho.
    http://imajr.com/lata1-1558849

    beijo

  15. Pingback: Decoração de Jardins Com Objetos Reutilizados « Bicha Fêmea
  16. Trackback: Decoração de Jardins Com Objetos Reutilizados « Bicha Fêmea
  17. Pingback: Bicha Fêmea na mídia: dia-a-dia Revista do Diário do Grande ABC | Bicha Fêmea
  18. Trackback: Bicha Fêmea na mídia: dia-a-dia Revista do Diário do Grande ABC | Bicha Fêmea
  19. Pingback: Onde doar móveis e objetos usados? | Bicha Fêmea
  20. Trackback: Onde doar móveis e objetos usados? | Bicha Fêmea
  21. Pingback: Decoração de jardins com objetos reutilizados | Bicha Fêmea
  22. Trackback: Decoração de jardins com objetos reutilizados | Bicha Fêmea
  23. Luciana comentou:

    Olá,
    Gostei muito desse e de outros posts…
    Acho muito importante e também gostoso e divertido reutilizar móveis e outros objetos.
    Já visitei vários links que você indicou e são muito bons.
    Parabéns pelas postagens e pela preocupação.

    beijos

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Luciana!
      Foi muito bom receber seu comentário com elogios ao Bicha Fêmea.

      Muito obrigada! 🙂

  24. Pingback: Dicas domésticas para evitar gastos e desperdícios
  25. Trackback: Dicas domésticas para evitar gastos e desperdícios
  26. Isadora comentou:

    Ótimas ideias!
    Aqui em casa somos reaproveitadores obsessivos! Meu marido sempre gostou de inventar, herança de meus sogros, e já postei no blog algumas coisas que ele fez na decoração de nossa varanda. Meu filho estuda em uma escola que incentiva a confecção de brinquedos com sucata, o que torna as crianças muito criativas. Ele adora usar caixas de papelão para inventar carrinhos, naves espaciais… Depois que comecei a curtir artesanato também embarquei na ideia, acho fundamental para minimizar a quantidade de lixo que produzimos!

  27. Pingback: Papel de parede: 4 dicas de decoração com as sobras. Você tem alguma?
  28. Trackback: Papel de parede: 4 dicas de decoração com as sobras. Você tem alguma?
  29. Pingback: Casamento, auto-estima, comportamento e estilo de vida
  30. Trackback: Casamento, auto-estima, comportamento e estilo de vida
  31. Sonilde comentou:

    Poderia me passar o passo a passo para fazer a mesa com roda de fio. Obrigada

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Sonilde!
      Quem fez a mesa de bobina foi a Ozenilda.
      Não sei se ela tem o passo a passo no blog dela.
      De toda forma, vou perguntar. Se eu tiver alguma novidade sobre isso, te aviso, sim? =)

      Beijos,
      Lidi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *