Início » Decoração » 5 dicas de decoração sob medida para sua casa que tem pouco espaço.

5 dicas de decoração sob medida para sua casa que tem pouco espaço.

www.polyvore.com (2) Sinceramente? A ideia do título do post logo chama a minha atenção. Creio que chama a atenção de muitas de nós que vive num apartamento ou casa, tudo pequeno e com pouco espaço.

A verdade é que os imóveis estão ficando cada vez menores, e saber algumas dicas na hora de decorá-los pode fazer toda a diferença para que nossos espaços não pareçam menores ainda, néam?

Como somos bichas fêmeas espertas, já vamos prestar muita atenção nas dicas seguintes dadas neste artigo do site Ideal Home só para ter certeza de que estamos no caminho certo…

A primeira dica dada para a gente no artigo é a que é melhor usar cores claras, suaves ou o popular soft nas nossas paredes. Foi o que fiz aqui em casa. Foi o que você fez por aí também?

A sensação ao pintar ambientes pequenos com cores mais escuras seria o de percebê-lo menor, e é esse o efeito que queremos evitar, certo?

A segunda dica é com relação aos móveis que seriam mais adequados. A sugestão é a de preferir móveis com linhas mais retas, em detrimento dos que têm formatos mais pomposos, porque num ambiente pequeno o efeito dos móveis muito cheio de detalhes é de que ele (o ambiente) está cheio. Essa lição também já tinha aprendido. E você?

Outra dica sobre móveis é com relação a escolha de uma mesa, por exemplo, a mesa de centro. Prefira uma que permita a visão do chão abaixo dela, para dar a sensação do óbvio: mais chão no ambiente. Essa dica acabo de aprender com vocês, e como ainda não adquiri minha mesinha de centro de sala, já estou escolada na hora de escolhê-la, hã?

A propósito, você já tem a sua? Sugiro a leitura de dicas sobre como decorar uma mesa de centro com charme. Que tal?

A terceira dica diz respeito a acessórios que você possa agrupar como bem entender no seu ambiente, por exemplo as prateleiras. Você poderá colocá-las sob medida e planejar como arrumá-las de acordo com suas necessidades.

A quarta dica diz respeito a móveis coadjuvantes, digamos assim. Tenha puffs na sua sala que possam ser carregados para lá e para cá, ou ainda que possam ser escondidos sob a mesa de centro quando não forem necessários. Eles são um local a mais para sentar, mas são transportáveis quando você quiser mais espaço. Eu nem comprei meus puffs ainda, mas já havia pensado nesse detalhe. O móvel da sala onde fica a TV foi projetado para receber dois embaixo dele, o que vai me garantir espaço quando não estiverem em uso.

A quinta dica é uma estratégia para desviar a atenção quanto ao tamanho do ambiente. O “pulo do gato” é escolher um item de sua decoração para chamar a atenção, como por exemplo uma abajour, que pode até ser um pouco maior para o padrão do espaço. A intenção é que esse item seja o centro das atenções e deixe seu espaço bonito, moderno (se for essa a intenção) desviando o foco do espaço (em si) que você tem. Na minha sala de estar, penso que o que vai ser O item será um quadro bem bonito (e grande) que pretendo pendurar na parede.

Ei! O artigo completo está aqui, ó!

Para quem tem espaço pequeno além da decoração funcional, organização é algo essencial, não é? Quer ler mais no Bicha Fêmea sobre isso?

Organização na lavanderia com pouco espaço. É possível?

Do projeto do nosso escrtório ou home office.

Menos Espaço X Mais Organização. É possível?????

36 comentários sobre “5 dicas de decoração sob medida para sua casa que tem pouco espaço.”

  1. Fla comentou:

    Lidi, meu apartamento para padrão de apartamento até que é grandinho. Mas a sala é pequena e a cozinha são pequenas e não coube mesa na cozinha, então eu tive que colocar uma mesa de jantar na sala, que usamos todos os dias.
    Eu optei por duas cores: branco e laranja. Deixei as paredes brancas e optei por objetos de decoração laranja.
    Tenho na sala: 1 sofá branco, 2 poltranas laranjas num tom claro, 1 rack baixo das cores branco e mapple, 1 mesinha quadradinha branca, que fica de canto entre as poltronas e o sofá, pra quando tiver visita eu coloco ela para servir as coisas, e uma mesa com tampo de vidro e 4 quadro cadeiras brancas.
    Tenho 2 quadros pintados pela mamãe nas cores da sala e um que foi adquirido em Embu das Artes.
    Aí, coloquei varios objetos dessas cores espalhados pela sala.
    Ficou simples, mas bem aconchegante.
    Fica a idéia pra alguém de cores principalmente.
    =)
    beijos
    Fla

  2. sonia sousa comentou:

    minha casa até é grandinha e como sabes ainda não estou a decorá-la como quero …mas as dicas são benvindas… e muito uteis.
    beijinhos grandes

  3. Keka comentou:

    Oi Lidi!
    Tem um detalhe que faz a diferença: espelho!
    Coloquei um grande na sala e, nossa, que diferença!
    Dá a sensação de espaço maior!
    beijinhos

  4. Fatima comentou:

    Gostei muito das dicas Lidi!
    Serviu direitinho pra mim que tenho apartamento pequeno. Agora vou lá ver o artigo completo.
    Bjs querida!

  5. Denise comentou:

    Oi Lidiane!

    Minha casa é pequena, então abolimos a mesa de centro. Sempre tinha alguém pra dar uma canelada nela hehehe. Aqui a gente brinca que quina de mesa é dispositivo para a canela encontrar móveis no escuro.
    Tem a mesa da sala de jantar que fica próxima, então não faz falta. Gosto de ambientes livre à circulação, sem barreiras…vai ver que é por ser fisioterapeuta e pensar em acessibilidade, né? Gosto de ambiente funcional e bonito, claro. E nada de muito enfeite porque, como o artigo disse, dá sensação que o ambiente é menor ainda.
    Mas é fácil tornar um ambiente pequeno aconchegante, basta aceitar que ele é pequeno mesmo e trabalhar com as opções que temos pra ele.
    Beijos

  6. Wlady comentou:

    Oi Lidi!
    Adorei o post, dicas super legais.
    Sabe, os móveis de linhas retas além de modernos contribuem bastante nos ambientes pequenos, mas tenho uma certa dificuldade de me identificar com eles. Um sofá fofinho é bem mais confortável né!?
    bjk

  7. Ana Amaral comentou:

    Eu sou assim, quanto mais espaço tenho, mais coisas eu junto! Nas mudanças que já fiz, quase caí pra traz de ver tanta coisa inútil guardada e nem sabia aonde! Adorei suas dicas. Preciso guardar menos cacarecos e aproveitar melhor os espaços. Assim dá pra decorar melhor! Bjinhos

  8. amabile comentou:

    no momento eu quero o meu espaço pronto depois vejo o que faço com ele .. menins começou de verdade agora paramos de derrubar a casa bj

  9. yvone comentou:

    Ótimo post amiga! E Você deu sugestões super acertadas.

    Quando o espaço é pequeno, não se esqueça também como tudo vai ficar quanto à organização geral da casa.
    Se os objetos e acessórios não possuem lugar para guardar, tudo fica um caos. A circulação fica prejudicada, além de feia. Por isso, vale muito dar atenção à área de serviço, cozinha, e ao banheiro. Há no mercado muitas opções de peças para ajudar você a deixar tudo mais prático e bonito: gaveteiros e caixas para guardar miudezas, baldes coloridos, prateleiras fáceis de instalar e armários bem dimensionados são só alguns exemplos de peças que podem ajudar na organização.

    bjks

  10. Beta comentou:

    Uma verdadeira multiuso. Decoradora!!! srsrs
    Adorei o post!!! Show!!!
    Bjks

  11. Rose comentou:

    Oiiies…dicas espertas…meus móveis são sobre medida…quase todos…pena que não da pra mudar de lugar…kkkkkk adoro tirar as coisas de lugar. Gostei da ideia de botar um determinado objeto em foco…obrigada lindinha!!!
    Bjinhus!

  12. Aline Vachelli comentou:

    Nossa… nem me fale, depois a sociedade reclama das famílias hoje em dia serem pequenas! Não temos mais espaço ué!!rss… Os apartamentos estão ficando cada vez menores… a gente tem que rebolar!
    Falando em organização, você já foi na casa de Santos Dumont em Petrópolis? “A Encantada”! Ele sim soube se virar nos 30 naquela casinha..rsrs… Além de projetar a casa, ele projetou os móveis para que pudesse aproveitar ao máximo o espaço. A cama dele, durante o dia virava mesa de trabalho, isso porque a noite ele só colocava um colchão em cima e dormia…rs…
    Dá uma olhadinha nesse site, fala um pouquinho de lá:
    http://www.cabangu.com.br/pai_da_aviacao/11-encantada/pg11.htm#INTERIOR
    Beijosss

  13. Raissa comentou:

    Aqui é tudo pequeno, quer dizer, um apartamento de 3 quartos pra 5 pessoas se torna pequeno mesmo né?
    As dicas são ótimas, mas uma que também se faz muito eficaz, é colocar espelho no fim do corredor ou em algum lugar estratégico do ambiente, causando a sensação de que o espaço é maior do que parece.

  14. Dolly comentou:

    (Que raiva, perdi tudo o que havia escrito!)

    Bem , ressurjo após quase 4 dias sem pc…

    Acho legal esse seu jeito de blogar, ja falei anteriormente e através dos comentários, no frigir dos ovos, vc tem um apanhado sobre conceitos e idéias e tendências

    1. Sou adepta desde sempre de paredes brancas; jamais tive umazinha sequer de outra cor. o branco alarga as dimensões sem dizer que com a luminosidade irradiada até o feio fica lindo! ahaha a sujeira aparece mais etc..mas tem lá suas vantagens!

    2. Quando meu marido morreu fui ter a minha experiência em um apartamento com diminutas dimensões..um terror..Mas sobrevivi..Comprei a cristaleira em linha reta, que a mantenho até hoje. uma mesa redonda com pés retos quase palitos e a sala de estar, com dois sofás; outro terror!..nunca fui adepta de mesa central mas sim das laterais..essa opção favorece o livre transito e se vc pensa em aumentar a familia, repense bem se agora é o momento para mesa de centro. lembre-se que o tempo voa e 9 meses, período em que os babies começam a engatinhar, passam em um estalar de dedos. É quando nos desvencilhamos de todos obstáculos para o livre trânsito do reizinho da casa!

    3. Acho fantastica a idéia das prateleiras e as teria se fosse um recurso necessário para decoração e armazenamento de livros, CD’s, etc

    4. Jamais tive puffs, nada contra os pobrezinhos mas questão de estilo…jamais combinariam com meus moveis

    5. Abajures???? mius! sempre e muitos..amo entrar em uma sala com iluminação indireta..acho que o ambiente se torna mais acolhedor, mais aquecido.. e quer coisa mais irritante que luz direta em nossos olhos? aff maria, nem pensar! Nos quartos então? convite ao romantismo…à proximidade

    Agora amiga, pense o seguinte:

    Móveis são bens duráveis, não descartáveis embora renováveis mas custam..assim, quando se projeta mobiliar uma casa, acho que ninguém pensa em trocar o mobiliário de dois em dois anos ou seguir a moda..Uma coisa é buscar idéias nas tendências outra é vc querer praticá-las efetivamente.

    Escolha seus moveis e preferencialmente mande fazer a seu gosto; móveis planejados conseguem nos atender sempre em todas as necessidades. Pense naquilo que te agrada, que se adeque aos espaços que vc tem e mais ainda, não poupe na hora da compra. Certifique-se em olhar o avesso dos móveis, o lado interno e o fundo dos móveis, sempre deixam sinais quando são construidos com madeira inferior e depois capeados…Jamais opte por móveis claros tipo, marfim, magnólia, cerejeira..madeira clara é madeira macia e criadouro de brocas e cupins e ai, era uma vez um investimento.

    Tenho certeza que inteligente como é fará as escolhas certas e tudo ficará lindo e maravilhoso como projetado!
    Dê asas à sua imaginação..sonhos devem ser concretizados…
    beijocas

  15. Priscila comentou:

    Adorei essas dicas, afinal minha casinha é pequena!!!
    Bjs querida…

  16. Aline Vachelli comentou:

    Ah, aqui é assim Lidi: Pá-pum!!kkkk
    Pois é, como eu disse ali, é uma pergunta tão simples, porém atrativa para uma boa filosofada!!kkkkkk
    Ah sim, aqui no Rio você encontra muito lugar bonito para se conhecer, lugares históricos. Você vai gostar de lá quando for..
    Me avise quando vier para cá hem?
    Beijoss

  17. Claudia de Paula comentou:

    Lidi,
    meu comentario nao tem nada a ver com este post…
    deixei um selinho pra voce no meu blog.

    bjs !

  18. Aline Vachelli comentou:

    Obrigada pelas palavras Lidi!
    Fiquei emocionada ao ler sobre sua família, mas fico feliz em saber que essa dor não te machuca mais como machucava, como você disse, virou saudade. Sou muito fraca quando o assunto é morte, confesso que nunca tinha vivenciado essa dor da perda antes. O meu coração está mais calmo hoje.

    É claro!! Temos que nos conhecer! Blogueiras ainda não conheci nenhuma, aliás, tem a Denise, mas a nossa amizade veio do orkut, por lá sim, já conheci muitas meninas!!
    Campinas é perto de Santo André?
    Beijoss

  19. Aline Vachelli comentou:

    Ahh… pensei que fosse próximo, eu fui olhar no mapa por curiosidade e fica muito longe mesmo! É que talvez eu vá lá mês que vem, mas não é certo… Que pena que é longe!!
    Beijoss

  20. ana maria comentou:

    ADOREI seu blog e também esse post. O meu apê ficará pronto no final do ano, eu e meu noivo estamos fazendo todos os móveis bem projetados, para aproveitar bem os espaços. Inclusive o meu rack será projetado para receber dois pufs embaixo dele, peguei a dica numa revista de decoração… Super amei…!

    E adorei sua idéia do abajour… Já anotei…rs!

    Beijos e vou visitá-la sempre…

  21. Fabiana Correia comentou:

    Lidi, obrigada pela especial visita e pelas dicas no post, adorei.

    E esse post aqui me ajudou muito. Adorei as idéias do puff e da mesa de centro.

    Bjão!

  22. Lidiane Vasconcelos comentou:

    Que bom que gostou, Fabiana!
    Beijos! 😀

  23. Fernanda Reali comentou:

    Muito bom! E útil!
    Moro em um apartamento grande, mas a sala é beeeem pequena, por isso tive que comprar mini-móveis na Tok Stok para que coubessem (viemos de um apartamento pequeno com sala beeem grande). Só compro quando entram na promoção ponto vermelho, para pegar bons descontos. Temos um marcineiro que é careiro, mas faz boas estantes para os livros, deixando o espaço mais organizado.

    Quem tem crianças pequenas e cachorro, como eu, tem que ter móveis semi-descartáveis, baratos e funcionais, para trocá-los a cada 2 ou 3 anos, pois mesmo sendo cuidadosos, os acidentes acontecem: derramam suco, pisam onde não devem, furam, riscam… Educo e dou limites bem rígidos, mas não os proíbo de viverem com conforto, então acabam estragando mais as coisas do que quando éramos só um casal.

    No post de ano novo, eles aparecem bagunçando a sala, hehe.
    Bjs

  24. Cely comentou:

    Oia Lidi…minha sala é pequena e ainda por cima tem uma escada muito mal planejada pelo arquiteto. As dicas foram ótimas, principalmente da mesa de centro. Vou ver o que posso fazer e depois te mostro! Cheirão!

  25. Rosangela comentou:

    Ola querida obrigado por me adicionar no orkut beijocas…

  26. Zelair Seixas comentou:

    Moro num apartamento super pequeno 25m² (aqui no Rio, são chamados de conjugados), no mesmo espaço tenho que organizar tudo – cama, armário, sapatos, roupas de cama, escada, bolsas etc etc etc. Acho até que sou organizada no espaço que vivo.
    Portanto, adoro dicas de organização, fico atrás de matéria que fale sobre o assunto.
    Queria ter uma casa com tudo no lugar.
    Agora, comprei aquelas divisórias de gaveta e adorei.
    Acho que, nós mulheres, compramos demais e coisas inúteis.
    Estarei sempre atenta as dicas de vocês, tô adorando.
    Abraço

  27. Pingback: Decoração de salas de Jantar e Estar | Bicha Fêmea
  28. Trackback: Decoração de salas de Jantar e Estar | Bicha Fêmea
  29. Pingback: Tweets that mention Dicas de decoração para espaços pequenos | Bicha Fêmea -- Topsy.com
  30. Trackback: Tweets that mention Dicas de decoração para espaços pequenos | Bicha Fêmea -- Topsy.com
  31. Pingback: Sala de estar pequena para inspiração | Bicha Fêmea
  32. Trackback: Sala de estar pequena para inspiração | Bicha Fêmea
  33. FERNANDO DE JESUS comentou:

    Com certeza essas dicas são ótimas para qualquer pessoa, independente de ser uma bicha fêmea, sou homem e comprei um aopartamento pequeno e com certeza estarei utilizando esta dicas para deixar uma ambiente mais leve.
    Muito obrigado pelas dicas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  34. Pingback: decoração da casa: ideias e sugestões.
  35. Trackback: decoração da casa: ideias e sugestões.
  36. Pingback: Decoração na sala de estar: mesa de centro. Qual seu estilo?
  37. Trackback: Decoração na sala de estar: mesa de centro. Qual seu estilo?
  38. Vanessa comentou:

    Olá. Estou para me mudar com o meu marido para um apartamento de 2 quartos e 60 m2. Gostaria de receber alguma dica para a decoração da minha sala de estar, que é conjugada com a de jantar e a cozinha, num formato retangular, cujo lado menor mede 2.92 e o maior 8.12. Além disso, gostaria de manter na decoração um conjunto de sofás de 2 e 3 lugares na cor verde pistache, mas para isso, peço a opinião de vocês sobre qual a cor de móveis devo usar, para ampliar o ambiente. Desde já agradeço. Boa noite!

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Vanessa!
      Enviei um e-mail para você!

      Beijos,
      Lidi

  39. Pedro comentou:

    Olá! Não sou arquiteto, nem decorador, muito menos bicha fêmea. Vivi a vida inteira em lugares bem decorados e organizados (pela mamãe, pela esposa, pelas namoradas, etc) e agora, recém-separado, estou aproveitando as dicas do blog para organizar o que na verdade seria a “primeira casa” somente minha, pois será a primeira vez que morarei sozinho. Acho conforto, limpeza e organização imprescindíveis e não abro mão de morar em um lugar agradável aos sentidos. Permitam-me discordar de algumas coisas ditas como “verdades”. Por exemplo, somente paredes pintadas em cores claras ampliam ambientes. Por experiência própria, penso que uma só parede pintada num tom mais escuro (escuro mesmo) pode dar a idéia de profundidade que também ampliará o local, principalmente se colocarmos nessa parede uma foto bem grande, um quadro em cores claras ou mesmo um espelho. Também acho que nós temos a mania de querer colocar muitas coisas num cubículo (os imóveis atuais feitos para os mortais). Penso que pode-se e deve-se abrir mão dos convencionais sofás de 2 e 3 lugares (que tal sofá + poltronas/cadeiras/banquetas?). Também não acho razoável colocar sala de estar e jantar numa metragem mínima (que tal um balcão e banquetas para refeições? ou uma mesa com tampo dobrável que vira aparador quando não usada?) Enfim, sou adepto dos espaços multi-usos e não compartimentados. Obrigado às “bichas fêmas” por me concederem este espaço (ou intromissão), mas nem todo homem tem mau gosto, é sujo, desorganizado e acha decoração uma coisa fútil. Agradeço também a qualquer dica para compor ambientes com toques mais masculinos (cores, objetos, etc). Abraços.

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Pedro!
      Muito bem vindo ao Bicha Fêmea!
      Sabe de uma coisa? Você arrasou nos seus pitacos. Fiquei encantada com eles, e agradecida, porque eles enriqueceram ( e muito) o conteúdo do post. 🙂

      Anotei sua sugestão de pauta sobre decoração de ambientes com “pegada”masculina. É uma boa ideia! Obrigada!

      Boa sorte na sua nova vida! 😉

      Abraços,
      Lidiane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *