Início » Corpo » Bem-estar » Os 10 erros na decoração e bem-estar de seu quarto…

Os 10 erros na decoração e bem-estar de seu quarto…

É muito fácil a gente contribuir para um dia a dia harmonioso tomando pequenos cuidados na decoração e bem-estar do quarto, que é o ambiente de descanso e recuperação de energias, mas a gente não se dá conta. Isso tem chamado minha atenção desde que parei para perceber como pequenas providências fazem a diferença na sensação de bem-estar, e por isso trouxe para vocês essas dicas dos erros cometidos no quarto e que foram totalmente inspiradas neste post publicado no “Apartment Therapy”. Eu as considero importante, por isso lá vai:

1 – Não arrumar a cama.

O quarto é o primeiro e último cômodo da casa com o qual você tem contato, então a sensação que ele te proporciona é importante e faz diferença. Essa lição eu já aprendi há algum tempo. E você?

2 – Não ter lugar adequado para armazenar cada coisa.

Sabe aquele ditado “cada macaco no seu galho”? Pois ele deve ser aplicado no seu quarto, bonita! Livre-se da bagunça providenciando um lugar para a roupa suja, e caixas (bonitas) onde possa colocar pequenos objetos que ficam soltos sobre sua mesinha de cabeceira. E seu guarda-roupas? Está organizado? Confira dicas para deixar o guarda-roupas ou closet em ordem.

3 – Cores fortes.

Escolha cores suaves para o quarto, porque acalmam. Deixe as cores mais chamativas para os detalhes. Você tem dúvidas sobre que tipo de cor escolher? Sugiro a leitura do post que trata de sugestões sobre como escolher cores para as paredes.

4 – Esquecer o teto.

O teto também merece ser encarado como uma parede! Por que não pintá-lo com alguma cor (suave) e que harmonize bem com as outras quatro paredes? Por que ele tem que ser sempre branco? Boas perguntas, não? Eu também não havia feito (para mim mesma) esses questionamentos quanto ao teto. 🙂

5 – Não considerar o tamanho do cômodo para os móveis que ele comporta.

Parece básico, mas há quem esqueça esse importantíssimo detalhe. Eu mesma conheço quem se viu em apuros ao adquirir móveis que não eram adequados em tamanho e teve dor de cabeça para a adaptação. Assumir que o quarto é pequeno e pensar em soluções decorativas para um quarto pequeno é a melhor solução.

6 – Esquecer o sol.

Apenas cortinas, por si só, geralmente não são suficientes para conter a luz do sol logo cedo. Se você gosta de acordar muito cedo ou se essa é uma necessidade diária, tudo bem. Mas se nem uma coisa nem outra acontece, você deve ter se irritado um pouquinho ao se ver despertando cedo demais por causa da luz do sol em hora imprópria. Já pensou em bloquear a luz solar com cortinas do tipo blackout?

7 – Não ter algum outro lugar para sentar.

Qualquer coisa serve. Um banco ou uma cadeira. Para quê? Além de sentar, colocar os pés ou peças de roupa, por exemplo…

8 – Falta de iluminação.

Iluminação que favoreça a leitura antes de dormir, por exemplo, faz do quarto um espaço ainda mais aconchegante. É interessante ter duas luminárias, uma para cada lado da cama, além da luz que fica no teto. Além de funcional, dá várias opções para criar um clima charmoso.

9 – Lençol desconfortável.

Tudo bem que lençóis 100% algodão têm preço um pouco mais salgadinho, mas pessoalmente acredito que vale o investimento. É outra coisa dormir em lençóis que não ficam cheios daquelas bolinhas. Lençóis sem bolinhas e cheirosos, por favor!

10 – Não isolar o quarto do resto do mundo.

O quarto é lugar para namorar e descansar. Ponto. No máximo, um livro de cabeceira. Procure não usar computador ou ver TV (no quarto) até tarde, porque eles podem roubar o teu sono e te conectar com o mundo e todos os problemas dele. Que o mundo fique da porta para fora!

Gostaram? Espero que sim, que apliquem, e sintam alguma diferença. 🙂

Ah! O post original (em inglês) está aqui, ó!

Quer ler sobre decoração do quarto?

Pitacos de bicha fêmea: decoração do quarto de casal.

Dicas e detalhes na decoração do quarto.

Pitacos de bicha fêmea: decoração do quarto.

Decoração de quartos: cabeceiras.

Ideias para a decoração de quartos com toques femininos.

19 comentários sobre “Os 10 erros na decoração e bem-estar de seu quarto…”

  1. dona perfeitinha comentou:

    Adorei o post. Acho que todas as recomendações são básicas, mas ajudam muito mesmo, principalmente na boa circulação de energia no quarto. Pena que o meu é bem pequeno e cabe mesmo só a cama, o guarda-roupa e uma única mesinha de cabeceira. Mesmo assim, ele é aconchegante e cuidamos bem dele.
    Talita.

  2. Denise comentou:

    Hum!Não dá para imaginar meu dia começando sem arrumar minha cama…concordo com cada item do post, principalmente quando se trata de lençóis muiiiito cheirosos!
    bjs.Denise

  3. Lidiane Vasconcelos comentou:

    Meu quarto é bem pequenininho também, Talita. Mas é bem cuidado porque é mesmo um dos mais importantes lugares da casa, porque é onde a gente recarrega as energias para o dia-a-dia, não?

    Beijos.

    Pois é, Denise. Tem coisa melhor que lençol cheirosinho? Tá difícil, hein? 😉

    Abraço!

  4. Dolly comentou:

    Bravíssima, aplausos pra vc !!! Comungamos os mesmos pensamentos…Interessante que há 10 minutos atrás comecei a preparar uma matéria sobre ” cortinas”. Meses atrás fiz um comentário em um chat sobre minha jornada naquele dia, pois havia decidido dedicar à forrar gavetas do camiseiro e armários…Fui surpreendida com a pergunta>>> mas é preciso fazer isso frequentemente? Acredito que nossas experiências, os preços que pagamos para aprender, nos adequar, nos qualificar é de muita valia para a maioria das blogueiras…Serei uma assídua seguidora de teu blog!
    Abraços, Dolly

  5. Lidiane Vasconcelos comentou:

    Dolly

    Que bom que você gostou do post sobre o quarto. Vejo que anda interessada em escrever sobre cortinas, certo? Então, somente para acrescentar, mostro o post que fiz sobre cortinas também:

    http://www.bichafemea.com/2009/03/03/cortinas-formas-cores-texturas-e-efeitos/

    Ah! E fiquei bem feliz ao ler que você pretende ser assídua no Bicha Fêmea. 🙂
    Que ótimo!!!!
    Preciso dizer que também gostei demais do seu espaço virtual, e também será uma parada obrigatória para mim.

    Beijos

  6. Pingback: Cabeceiras de cama para inspiração… « Bicha Fêmea
  7. Trackback: Cabeceiras de cama para inspiração… « Bicha Fêmea
  8. alison comentou:

    muito legal

  9. Lidiane Vasconcelos comentou:

    Que bom que gostou, Alison! 😀
    Muito obrigada por sua visita.
    Abraço!

  10. valéria comentou:

    Amei as dicas!!!
    Sobre o teto então!!!gente eu nem percebia que era uma parede!!
    vlw
    bjksss

  11. Lidiane Vasconcelos comentou:

    Oi, Valéria!
    Seja bem vinda ao Bicha Fêmea. 😀
    Beijos

  12. Pingback: Decoração de quarto de casal. | Bicha Fêmea
  13. Trackback: Decoração de quarto de casal. | Bicha Fêmea
  14. Marilia Alves comentou:

    Lidi, cometo todos esses erros, tô mudando tudo já…

  15. Pingback: Decoração de quarto dividido entre mãe e filho. | Bicha Fêmea
  16. Trackback: Decoração de quarto dividido entre mãe e filho. | Bicha Fêmea
  17. Maria Eduarda comentou:

    Meu quarto é muiito pequeno só cabe meu guarda-roupa minha cama e um pequeno baú onde guardo meus cadernos e livros !
    Queria saber como ele pode ser legal e ter coisas maneiras

    1. Lidiane Vasconcelos comentou:

      Oi, Maria Eduarda!

      Você precisa de dicas para seu quarto ficar bonito, mesmo com pouco espaço? Sabe que outra leitora já pediu a mesma coisa? Fiz esse post aqui para ela: http://www.bichafemea.com/2009/08/11/pitacos-de-bicha-fmea-decorao-de-quartos/

      No post tem dicas de detalhes a serem colocados no quarto.

      Espero que ajude, sim?!

      Beijos

  18. Pingback: Decoração para quarto de menino | Bicha Fêmea
  19. Trackback: Decoração para quarto de menino | Bicha Fêmea
  20. Pingback: Dicas e imagens para inspirar a decoração de sua casa. | Bicha Fêmea
  21. Trackback: Dicas e imagens para inspirar a decoração de sua casa. | Bicha Fêmea
  22. Thais Palma comentou:

    Adoreiiiiiiiiiiiiii
    Sabe, meu quarto é meu lugar favorito no mundo, é onde me escondo do mundo e de todos os problemas… e tirando a idéia do teto, que realmente não havia me ocorido, o resto já obrigatório aqui em casa, e realmente faz toda a diferença!!

  23. Júlia Vieira comentou:

    Lidi boa tarde,

    Eu sei que este post já está aqui há um tempo, mas só hoje andei a “vasculhá-lo” bem. Então fica aqui a minha experiência de um quarto pequeno lá na casa de Cascais. É o meu, tem um roupeirinho minusculo daqueles embutidos na parede ao lado está a portada que dá para uma varandinha minuscula. O resto é normal: três paredes e um tecto, então antes de comprar a mobilia eu medi tudo ao pormenor e fiz uma planta, que levava sempre que ia comprar alguma coisa. Optei por pôr uma cortina de parede a parede lá onde está a portada e o guarda fato, assim num tecido alinhado (atenção as cores foram escolhidas de um conjunto, agora não me lebro como se diz será não pantilha oh estou mesmo off). Pus nessa cortina bem grande tom base côr crua e com rosas normais. Depois a cama como eu precisava de espaço escolhi um sommier, é uma mão na roda porque em vez de ter as gavetinhas que a menina mostra no post ela abre dá-se um impulso lá numa peça que tem no fundo da cama e levanta colchão e tudo (cuidado para quando forem armar a cama tem que ser mesmo um expert para que não caia quando anda a arrumar o espaço todo dentro da parte debaixo, aí eu coloquei sacos onde coloco almofadas, cobertores, colchas, etc. tudo o que não está a uso para não andar sempre a abrir) a colcha eu fiz na linha da cortina mas com o mesmo fundo e umas florinhas da mesma cor mas pequeninas e estilizadas, não tem cabeceira aí mandei fazer junto com a colcha uma série de almofadas duas grandes que ficam encostadas à parede e dão para quando eu quero ler na cama e são forrados de tecido do mesmo tom das flores mas às ricas, depois mais duas iguias à cortina e depos mais duas mais pequenas iguais ao tecido da colcha. ao lado da cama tem de cada lado uma mesinha de cabeceira mas muito “light” só com uma gaveta pequena em cima tem em cada uma um candeeiro com um pé de estanho estilizado bem alto com um quebra luz em tecido de cor crua. Na outra parede tem uma comoda daquelas até ao chão com três gavetinhas em cima depois duas e uma grande mas até ao chão (tem três grandes seguidas) . A côr do quarto é salmão/rosa o tecto é branco (ah ah) e tem um aplique bem grande que eu descobri na casa dos gessos todo lisinho, redondo branco igualzinho ao tecto foi bem barato e quase não se vê, tem por dentro aquelas lampadas econimizadoras, aliás cá em casa as lampadas são todas dessas. Estou a pensar arranjar um adesivo decorativo , mas ainda não encontrei quero com uma rosas estilizadas. No chão não tenho tapetes porque o chão é em cortiça envernizada e eles só me iam encher o espaço. Ah esqueci-me de dizer que a cor das peças em madeira é bem clarinha e encerada. Em cima da cómoda tem um espelho que era do enxoval de minha mãe debruado com rosinhas em prata e tem mais um arranjinho numa taça em casquinha (a imitar prata) com uma orquídea (só uma). Ah e tem a tal cadeira que a menina fala. Está simples mas é de fácil arrumação e eu cada vez gosto mais dele. Claro que não comprei nada de um dia para o outro foi tudo bem escolhido porque optei por comprar bom e como a menina sabe estas coisas são caras. Comprei a mobilia numa casa inglesa em Sintra. (Quando vier a Portugal não pode deixar de visitar Sintra).
    Mas no tempo mais quentinho , agora está um gelo.
    Beijos bonita,
    Júlia/Lisboa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *